Anexa-se o inquérito aos serviços para atribuição de Idoneidade e Capacidade Formativa em Ginecologia e Obstetrícia, aprovado pelo Conselho Nacional em 31 de outubro de 2022.
No link abaixo poderá consultar o novo programa de formação da área de especialização de Ginecologia/ Obstetrícia, publicado em anexo à Portaria n.º 244/2021. O novo programa formativo aplicar-se-á nos termos previsto no número 5 da Portaria e que se transcrevem:
“5 – Aplicabilidade. 5.1 – O presente programa entra em vigor e aplica-se aos internos que iniciem a formação especializada a partir da data da sua publicação em portaria. 5.2 – Para os internos que tenham iniciado a formação especializada em data anterior à referida no parágrafo 5.1., manter-se-á o programa definido à data de início da mesma. 5.3 – Com prejuízo para o disposto no parágrafo 5.2, os internos que frequentem os primeiros dois anos da formação especializada à data de publicação do novo programa podem manifestar o desejo de optar pelo programa agora aprovado, carecendo, todavia, essa opção, de parecer concordante dos respetivos diretor do serviço e orientador de formação. 5.4 – Para efeitos do disposto no parágrafo antecedente, os interessados devem entregar na direção do internato do seu hospital, no prazo de dois meses a partir da data da publicação deste programa, uma declaração em que conste a sua pretensão, com a concordância averbada dos respetivos diretor do serviço e orientador de formação. 5.5 – A avaliação final de internato será feita nos moldes previstos neste diploma para os internos que a realizarem após três anos da sua entrada em vigor.”
Aos casos não abrangidos pelo previsto no n.º 5 do Anexo a esta Portaria, continuará a aplicar-se o programa de formação anterior (publicado em anexo à Portaria n.º 613/2010).
Avaliação final do internato em Ginecologia/Obstetrícia
Por deliberação do PCN de 5 de abril de 2023 publicamos a grelha da prova curricular do exame final de internato médico de Ginecologia/Obstetrícia para entrar em vigor nos termos previstos na legislação (2027):
Anexamos igualmente a Grelha Curricular de Avaliação Final do Internato Médico de Ginecologia/Obstetrícia, em vigor até à 2ª época de 2026, homologada pelo CNE com a seguinte indicação da Direção do Colégio:
No sentido de procurar uniformizar os parâmetros da avaliação, no exame final do Internato, a Direção do Colégio publica uma grelha de avaliação da prova curricular, que recomenda seja seguida para a classificação da Prova Curricular, uma das três provas finais da avaliação (curricular, prática e teórica). De acordo com a Portaria n.º 251/2011 de 24 de Junho (o Regulamento do Internato Médico), no seu artigo 85.º, a prova curricular é classificada com um valor total que resulta da soma de duas parcelas: 40% da nota final do Internato, mais 60% que lhe será atribuído nessa prova e que resulta da aplicação percentual (60%) sobre a nota que o júri atribui à prova, pela aplicação desta grelha que passa a estar disponibilizada. Exemplificando: nota final do Internato – X, nota resultante da aplicação da grelha – Y. Nota da prova curricular: (Xx40%)+(Yx60%)
Regulamento da Comissão da Prova Prática da Avaliação Final do IM
Publicamos o regulamento da comissão da prova prática da avaliação final do Internato Médico da especialidade de Ginecologia/ Obstetrícia, aprovado pelo Conselho Nacional e enviado aos órgãos competentes em setembro de 2023:
Regulamento da Comissão da Prova Teórica da Avaliação Final do IM
Publicamos o regulamento da comissão da prova teórica da avaliação final do Internato Médico, aprovado pelo Conselho Nacional em 19 de dezembro de 2022:
Prova Piloto do Exame Teórico Final do Internato de Ginecologia / Obstetrícia
No dia 19 de novembro teve lugar a prova piloto do exame teórico do Internato da Especialidade de Ginecologia/Obstetrícia. Esta prova decorreu nas Secções Regionais do Norte, Centro e Sul da Ordem dos Médicos e nela participaram quarenta médicos internos, de diferentes anos da formação específica em Ginecologia/Obstetrícia.
Este foi um passo importante para mudança do método de avaliação final da especialidade que, desde há muito, os diferentes intervenientes vêm reclamando e que foi finalmente integrada na revisão do programa do internato de Ginecologia/Obstetrícia, publicado em 2021 através da portaria 244 de 9 de novembro. Com esta alteração pretende-se uniformizar a avaliação final do Internato desta especialidade, substituindo a prova teórica oral realizada pelos júris de exame final por uma prova teórica nacional constituída por um teste com resposta de escolha múltipla.
Para a concretização deste projeto a direção do Colégio da Especialidade de Ginecologia/Obstetrícia conta com a colaboração de colegas que integram um grupo de trabalho de Ginecologia e Obstetrícia para a Prova Nacional de Acesso (PNA).
O primeiro exame final da especialidade a decorrer sob este modelo será realizado em 2025.
SRS OM – Lisboa
SRC OM – Coimbra
Norma complementar n° 2/12 – Elaboração de currículo para exame final
O CNE, na sua reunião de 14 de Setembro de 2012, homologou a Norma Complementar nº 2 /2012 de Ginecologia/Obstetrícia sobre a elaboração de um currículo para os candidatos a exame final de Internato Médico, que se anexa.
Ordem dos Médicos e Fundação BIAL entregaram o Prémio pela 4.ª vez A aula Magna da Reitoria da Universidade de Lisboa recebeu a conferência sobre a Fisiologia da Mente, dos neurocientistas António Damásio e Hanna Damásio, no dia 9 de outubro. O evento assinalou os 30 anos da Fundação BIAL e incluiu a cerimónia de entrega da 4.ª edição do Prémio Maria de Sousa.
Dando cumprimento aos desígnios de modernização traçados pelo Bastonário Carlos Cortes, a Ordem dos Médicos está a desenvolver a sua comunicação com uma melhoria substancial da vertente digital. Um exemplo dessa melhoria é a criação deste portal onde médicos, utentes e a sociedade civil em geral irão encontrar informação de extrema utilidade.
A Digitalização da Saúde ao Serviço das Pessoas: é urgente concretizar
O Bastonário da Ordem dos Médicos defende a relevância do envolvimento transfronteiriço e a importância fundamental do desenvolvimento da Saúde no espaço europeu como potenciadora da digitalização. “Com mais dados conseguimos fazer melhor medicina e melhor investigação” razão pela qual “precisamos nos conectar uns aos outros”.
Ordem dos Médicos reúne com os grupos parlamentares
A Ordem dos Médicos efetuou uma ronda de encontros com todos os partidos políticos com assento parlamentar para abordar assuntos de interesse para a qualidade da medicina, nomeadamente as implicações das alterações ao Estatuto da Ordem dos Médicos, a necessária densificação do ato médico, a qualidade da formação médica e o estado do SNS.
Campanha de Vacinação Sazonal Gripe/COVID-19 2024/2025 – Normas e Orientações
Nos termos da alínea a) do n.º 2 do art.º 2.º do Decreto Regulamentar n.º 14/2012, de 26 de janeiro, e nos art.º 5º e n.º 1 do art.º 17.º da Portaria n.º ...
Só conhecendo é possível escolher: inscreva-se no MostrEM 2024
Já abriram as inscrições para a 19ª edição da Mostra de Especialidades Médicas (MostrEM) que, à semelhança das anteriores edições, irá percorrer o país com ...
Comunicado: dedicação inquestionável dos especialistas em MGF à saúde das mulheres e dos recém-nascidos
Segue comunicado do Colégio da Especialidade de Medicina Geral e Familiar da Ordem dos Médicos, cujo teor é também subscrito pelo Bastonário da Ordem dos ...
Candidaturas abertas | Prémio Ricardo Jorge de Saúde Pública 2024
No âmbito das comemorações do seu 125.º aniversário (1899-2024), o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) vai atribuir o “Prémio Ricardo Jorge ...
A Direção-Geral da Saúde (DGS) promove a campanha “Obrigado. Seguimos juntos” para assinalar os 40 anos desde que foi notificado o primeiro caso de infeção por ...
Pode consultar aqui todas as edições da Revista da Ordem dos Médicos (ROM), publicação de atualidade onde damos frequentemente a conhecer exemplos de inovação, ética e humanismo dos nossos médicos.